Plano de Intervenção Pedagógica - PIP

    A fim de uma nova dinâmica, a Secretaria de Estado da Educação (SEE-MG) implementou em 2007 o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) voltado  aos anos iniciais do ensino fundamental com a denominação "Alfabetização no Tempo Certo" (ATC), construindo novos caminhos e dando outros rumos a educação nesta etapa da Educação Básica.

    Diante do sucesso obtido nos anos iniciais, constatou-se a necessidade de criar estratégias também para os anos finais do ensino fundamental. Para tanto, chegamos na implementação do PIP II - Anos Finais / CBC, com o objetivo de obter melhorias significativas na educação e nos índices de desempenho também dos alunos do 6º ao 9º ano. 

    O Plano de Intervenção Pedagógica  - Anos Finais, atuará a partir da reunião de oito disciplinas em busca de uma maneira eficaz de ensinar os seus conteúdos, seguindo as orientações do CBC - Currículo Básico Comum, buscando na realidade de cada aluno, a plenitude na educação.

    Tendo em vista que as disciplinas estão interligadas e que esse mecanismo facilita a efetiva aprendizagem, o PIP II - Anos Finais/CBC está interado e determinado em uma mesma direção: Dinamismo e democratização no processo ensino/aprendizagem através de uma equipe autêntica e eficaz.

    O projeto viabiliza uma melhor conduta na utilização do CBC, através da instrução da equipe pedagógica que acompanhará de perto o trabalho dos professores de cada disciplina em busca de um trabalho interdisciplinar. É através do uso de novas ferramentas e uma intervenção pedagógica eficiente que se busca o sucesso na aprendizagem e um avanço no ensino.

 

Texto: Equipe PIP/CBC SRE-Carangola